BICHO PREGUIÇA RESGATADO EM SAQUAREMA

Um bicho preguiça foi resgatado por um morador de Saquarema, na Avenida Tinguí, bairro Vilatur. O animal foi avistado primeiramente por um grupo de pessoas, que pediram auxílio ao Técnico Ambiental Ezequiel Emiliano. Após uma avaliação visual ele constatou que, apesar de aparentemente desorientada, a preguiça não apresentava nenhum ferimento. A Guarda Civil Municipal foi acionada por telefone, mas, devido a demora da chegada, Ezequiel decidiu improvisar o resgate. Utilizando dois cabos de vassoura, ele conseguiu deslocar com segurança o bicho preguiça para um fragmento do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS) no entorno da estrada.

O animal foi identificado como uma Preguiça de Coleira, espécie considerada vulnerável pelo Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. A ocorrência dessa espécie de bicho preguiça acontece somente em algumas áreas remanescentes da Mata Atlântica.

Esta ocorrência destaca a importância do Parque Estadual da Costa do Sol, uma importante Unidade de Conservação Ambiental que protege áreas verdes da Região dos Lagos que servem de habitat para espécies ameaçadas.