Atrativos em Araruama

Conheça Araruama

  • Calçadão da Praia do Centro

  • Centro Comercial de Araruama

  • Mercadão das Roupas

O Mercado das Roupas é o maior e melhor pólo de Moda da cidade de Araruama. Atrai, cada vez mais, pessoas de todo o estado do Rio que vem para Araruama em busca de Turismo e Lazer. Aqui você encontra também uma praça de alimentação e uma academia bastante badalas. Moda Praia Adulto, Infantil e Moda Fitness, Eventos, Música ao Vivo, Livrarias, Artigos para Presentes, Bijouterias e muito mais. Venha conhecer o Mercado das Roupas em Araruama. Localizado na Praia do Barbudo.

  • Praça Antônio Raposo e Parque Menino João Hélio

Ampla, arborizada, abriga o Teatro Municipal, biblioteca, academia de ginástica, piscina coberta, biblioteca virtual, berçário, salão de beleza, quiosques, restaurante, anfiteatro, parque infantil e feira de artesanato. Faz parte do dia a dia dos moradores, mas são nos fins de semana que recebe o maior público. Fica entre o Parque Hotel e a Praia de Araruama. FOTO

 

CULTURA

 

  • Casa de Cultura

Exposições de artes plásticas, lançamentos de livros, workshops e palestras. Abriga o Centro de Memória. Prédio tombado pelo município, já foi sede da Prefeitura e Câmara Municipal. Visitação de 2ª a 6ª feira das 8 às 18 hrs. Sábados e Domingos conforme programação. Fica em frente a Praça da Matriz.

  • Estação Rodoviária de Ponte dos Leites

Testemunha de uma época em que o trem era o principal meio de transporte entre a capital e a região. A estação mantém sua arquitetura simples, porém intacta dos tempos da Estrada de Ferro Maricá. Fica em Ponte dos Leites, com acesso pela RJ-106, próximo a praia do Areal. FOTO

  • Fazenda Aurora

A Fazenda Aurora, abrigava a nobreza durante suas viagens. Funciona o Museu Arqueológico com exposição de acervo produzido pelas escavações arqueológicas realizadas no Município, pela equipe do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Material documental e didático sobre a ocupação indígena no Município. Localizada na Via Lagos, chegando na região, após o pedágio.

  • Igreja Matriz São Sebastião

Datada do século XIX, sua construção teve início em 1859 e término em 1867. Um incêndio a destruiu e a atual foi construída no século XX. Seu altar-mor em forma de abóboda é o diferencial em sua construção. No dia 20 de janeiro uma grande festa homenageia o padroeiro da cidade. Visitação nos horários de missas. Fica na Avenida Nilo Peçanha, centro.

  • Igreja Nossa Senhora da Conceição

Construída por salineiros, fica em Praia Seca e marca o surgimento do povoado. Sua localização sobre o cômoro (extensa elevação de sedimentos formada pela ação milenar do mar) permite uma visão deslumbrante das salinas e da Lagoa de Araruama. Acesso pela RJ-102, pouco antes da chegada em Praia Seca, sentido Arraial do Cabo.

  • Salinas de Praia Seca

Praia Seca tem o maior parque salineiro em atividade na região. É um testemunho da atividade que impulsionou a economia das cidades banhadas pela Lagoa de Araruama durante décadas e encontrou o declínio com a concorrência da região norte do país e a poluição das águas da lagoa. Localizadas na RJ-102.

 

ECO TURISMO

 

  • Restinga da Massambaba

  • Estromatólitos

São estruturas muito raras construídas pela ação de bactérias. Sua composição pode variar, mas aqui na Restinga da Massambaba, são encontrados estromatólitos compostos por Dolomita. Os estromatólitos são a mais antiga evidência macroscópica de vida na Terra. Em poucos lugares do mundo podem ser observados ainda vivos. Assim, seu estudo pode favorecer entendimento da evolução da vida.

  • Lagoa de Pernambuca / PECS Praia Seca

Localizada entre a Lagoa de Araruama e o mar, foi considerada um dos grandes centros naturais de reprodução de espécies que interagiam com as da Lagoa de Araruama. Outrora conhecia como “viveiros dos peixes”, teve o perfil alterado para implantação de salinas e posteriormente para ocupação urbana. Uma bela visão pode ser apreciada no Passo da Viúva, em Praia Seca.

  • Lagoa da Pitanguinha / PECS Praia Seca

A lagoa Pitanguinha é cercada por salinas em mais de dois terços de seu perímetro, contendo marnéis em seu interior que a segmentam em vários pedaços. Seus usos são basicamente a valorização paisagística, extração de sal, o banho e a manutenção da fauna e flora aquática. A Lei Orgânica de Araruama declarou como de “preservação permanente” o espelho d’água da lagoa, além de classificá-la como “Área de Relevante Interesse Ecológico”.

  • Lagoa Vermelha / PECS Praia Seca

A Lagoa Vermelha fica na Restinga de Massambaba, faixa arenosa que separa a Lagoa de Araruama do mar. Ela vem se formando há cerca de 7 mil anos, conforme ocorrem as variações do nível relativo do mar. Esta lagoa é hipersalina e esta condição é essencial para a sobrevivência das bactérias e existência dos estromatólitos. Sendo assim, preservar a qualidade da água e manter a salinidade alta desta lagoa é fundamental.

  • Laguna de Araruama

As margens e o espelho d’água da Lagoa de Araruama que estão dentro do seu território tem ofertas variadas para conhecer e se integrar ao meio ambiente. A raia de velejo entre Praia Seca e a margem continental da lagoa é considerada excepcional. Em Ponte dos Leites está a Manguezal das Moças, considerado uma raridade por especialistas.

  • Oceano Atlântico

Uma praia reta com 12 km. Espetáculo para quem aprecia a vastidão do horizonte.