Conheça São Pedro da Aldeia
-
Base Aérea Naval na Marinha
O helicóptero estacionado na margem da rodovia, na entrada da cidade, marca a presença das forças armadas na região. A visitação a Base Aérea pode ser feita com autorização adquirida no portão principal.
-
Teatro Municipal Dr. Átila Costa
O teatro segue um modelo moderno e arrojado de arquitetura. Possui palco italiano e tem capacidade para 404 lugares, camarins, área para cenários e uma escola de artes, com quatro grandes salas para oficinas e salas de som. Enquanto o seu salão de entrada é amplo e pode abrigar exposições de artes plásticas.
-
Biblioteca Municipal
Possui um acervo de aproximadamente 5.000 livros, sendo todos eles catalogados de 3 formas diferentes; por autor, título e assunto. Sua localização destaca-se junto aos prédios históricos que rodeiam a igreja. Fica na Rua Lourival Matos, 8 Centro, em frente a praça da igreja.
CULTURA
-
Canhão do Século XVI
Construído por ordem de Constantino Menelau, o capitão-mor do Rio de Janeiro para proteger o arraial de possíveis invasões por parte de piratas franceses. Inicialmente foi instalado na Praia do Sudoeste, na Ponta da Peça e tinha como função sinalizar ao Forte São Mateus, em Cabo Frio, a presença de invasores. Atualmente encontra-se exposto na praça Plínio de Assis Tavares no Centro.
-
Casa da Flor
Em 1912 Gabriel Joaquim dos Santos, negro e filho de ex-escravos, trabalhador nas salinas e roças, iniciou a construção da casa. Em 1923 veio a ideia de enfeitá-la com restos de utensílios usando cacos de garrafas, xícaras, ladrilhos e etc. Prosseguiu o trabalho até abril de 1965, quando faleceu aos 93 anos. Fica na estrada dos Passageiros, s/n no Bairro Vinhateiro.
-
Casa dos Azulejos
Construída em 1847 e decorada com azulejos portugueses, recebeu a visita da Princesa Izabel e do Conde D’Eu em 1868. Foi tombada em 2006 e abriga a recém fundada Escola de Arte Casa dos Azulejos, onde são realizados cursos de artes plásticas, cênicas, exposições e apresentações. Fica na avenida São Pedro, 147 no Centro.
-
Cemitério da Irmandade do Sagrado Coração de Jesus
Em 1840 os brancos da Aldeia fundaram a Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento, responsável pela construção do cemitério, agregado à quadra do partido da planta da igreja dos jesuítas, conhecido como o cemitério da Irmandade (1850 – 1890) e em seguida construiu a nova igreja, à frente da missioneira, concluída em 1887, hoje com a invocação do Sagrado Coração de Jesus.
-
Centro Histórico
O Centro da Cidade abriga séculos de história do então povoado, criado estrategicamente sobre um outeiro à beira da Lagoa de Araruama. Igreja, residências e comércio construídos para dar suporte ao domínio português no Brasil Colônia, resistiram ao tempo e hoje contam detalhes da história.
-
Igreja Matriz de São Pedro
Erguida em 1887 para substituir a Igreja Sagrado Coração, que estava em avançado estado de degradação. Passou por uma grande reforma em 1941. Sua torre destaca-se na paisagem distante, exibindo-se como a edificação mais elevada da cidade. Sua imponência é uma saudação para os visitantes que chegam. Fica no Centro, em frente a Igreja Sagrado Coração.
-
Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus
Concluída por volta de 1783. Pertence a um conjunto com o antigo convento e o belo cemitério da irmandade. Construção típica dos jesuíta, maciça, de pedra, cal e óleo de baleia, com paredes expressas. O interior do conjunto é uma viagem ao passado. Fica no Centro da cidade.
ECO TURISMO
-
Ilha da Pomba
Distante aproximadamente 100 m da Praia do Boqueirão, pode ser visitada sem o uso de embarcações. A baixa profundidade do boqueirão permite uma caminhada inusitada até a ilha, chegando a um minúsculo cordão de areia que forma uma pequena praia. Seu isolamento atrai aves marinhas que fazem pouso para descansar.
-
Ponta do Cardeiro
O extremo da península para onde cresceu a cidade foi preservado em uma fazenda. Pode-se fazer uma caminhada pela praia circundando toda a ponta, partindo da Praia do Sudoeste e chegando na Praia da Baleia, avistando a exuberante vegetação de restinga. A visita a fazenda é permitida, bastando solicitar aos seguranças na portaria.
-
Salinas
São bacias rasas, retangulares, com água salgada, que ao sabor dos ventos extraem o sal da água através da evaporação. A indústria salineira já foi a mola-mestre da economia da região. Os cataventos dão um charme a mais a este belo local. Visitação permanente. Fica à margem da RJ-106.
-
Serra de Sepeatiba – Parque Estadual da Costa do Sol
Com 316 metros a Serra de Sapeatiba possui trilhas, flora e fauna diversificada com espécies endêmicas. Escelente para o turismo ecológico. A área é protegida pela APA de Sapeatiba (Área de Proteção Ambiental). Visitação agendada com o Instituto de Pesquisas e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (IPEDS).