Atrativos em Saquarema

Conheça Saquarema

 

  • Campo de Aviação

 

  • Cemitério da Irmandade de Nossa Senhora de Nazareth

Ao visitar a igreja vale a pena conhecer a parte sul do Outeiro, onde fica o antigo cemitério. O contraste do oceano, onde a vida pulsa, e o local escolhido para acolher os corpos dos entes queridos, cria uma cena inusitada de beleza singular.

 

  • Centro de Treinamento de Voleibol

Construído pela CBV para treinar a seleção brasileira de voleibol, impressiona pelo alto padrão das instalações. Também abriga outras equipes de vôlei e de modalidades distintas, como judô e futebol. Além do jardim, a visitação se estende pelas quadras, academia, alojamentos, etc. Aberto diariamente. Fica Av. Salgado Filho 7000 em Barra Nova.

 

  • Ponte do Jirau

 

  • Praça do Centro de Saquarema

 

CULTURA

 

  • Centro Histórico

O Centro de Saquarema preserva muitas das construções que testemunharam o crescimento da cidade. Nas ruas estreitas da “vila”, pequenos casebres se mostram úteis para moradia e comércio. Os prédios da Delegacia de Polícia e de uma instituição de caridade se destacam no cenário.

 

  • Fazenda da Usina

No século XX a antiga usina produzia álcool e açúcar. Chegou a empregar a faixa de 3 mil trabalhadores quando mal havia estradas. Estes se reuniam para as Rodas de Jongo e Folia de Reis nas noites da usina. Em 1974 aconteceu a última moagem, com um baile que reuniu moradores de toda a região e personalidades da capital. Fica RJ-106, próximo a Sampaio Correa.

 

  • Igreja Nossa Senhora de Nazareth

Arquitetura clássica . Do projeto original, onde a nave central seria guarnecida de duas galerias laterais, somente uma foi terminada. Nos fundos da Igreja, na encosta do Outeiro, há um pequeno cemitério pertencente à irmandade de Nossa Senhora de Nazareth. A feste da padroeira atrai uma multidão. Visitação interna no horário das missas. Fica no centro.

 

  • Mirante Santa Cruz

Inaugurado em homenagem aos 500 anos do Brasil, o mirante é um dos cartões postais de Saquarema. Possui uma cruz com 15 metros de altura. Avista-se toda a cidade com destaque para a Lagoa de Saquarema, o mar e Itaúna. O pôr-do-sol é imperdível. Visitação permanente. Fica no Morro da Cruz, na chegada da cidade.

 

  • Mirante Morro da Cruz

O acesso a Saquarema, por Bacaxá, é guardado pelo Morro da Cruz. Ao descer a Av. Saquarema avista-se a bela paisagem da Lagoa de Saquarema e o Centro. Um pequeno mirante na margem da avenida possui um estacionamento (com pavimentação irregular), permitindo uma parada para apreciar as belezas. O pôr-do-sol é imperdível.

 

  • Sambaqui da Beirada

Inaugurado em 1997, reúne o museu, uma área de vegetação de restinga e as escavações que revelaram restos mortais e utensílios de povos pré-históricos que viveram na região a 4.500 anos atrás. Fica na Barra Nova, na última rua a direita após o fim do calçamento da Av. N. Sra. de Nazareth, seguindo em direção a Jaconé. Fica na Rua Sambaqui da Beirada s/n.

 

ECO TURISMO

 

  • Lagoa de Jacarepiá

Lagoa de água doce próxima ao mar. Vegetação de brejos. Na época das chuvas, a inundação irriga os brejos ao seu redor, sustentando um rico e delicado ecossistema. Fica na Reserva Ecológica de Jacarepiá. A estiagem, a ocupação desordenada de suas margens, aterros e desmatamento causaram desequilíbrio na lagoa. Visitação permanente. Próximo a Vilatur.

 

  • Lagoa de Araruama

Com 17 km de comprimento e largura variável. É formada por três lagoas que se interligam por canais. As águas são renovadas pela passagem (barra) que há na base do outeiro da Igreja de N. Sra. Nazareth. Apesar da ocupação irregular das suas margens, ainda preserva manguesais que sustenta a reprodução de espécies.

 

  • Queda do Tinguí

Um pequeno complexo de riachos e quedas d’água aliados a tobogãs naturais são a diversão do lugar que conta ainda com área para piquenique e churrasco. Frequentada por todas as idades. Visitação permanente. Acesso pela RJ-106 em Sampaio Correa.

 

  • Rampa de Vôo Livre

Considerada excelente, tem quatro rampas que permitem a decolagem em todas as direções. As altitudes são de 340, 440, 580 e 700 metros respectivamente. Com carro de passeio em tempo seco, chega-se nas primeiras, pois a estrada é acidentada e íngreme. Informações no Auto Posto de Vôo Livre na RJ-106, próximo a Sampaio Correa.

 

  • Serra do Mato Grosso